domingo, 18 de julho de 2010

Dicas de SEO (Search Engine Optimization)

1. Coloque Javascript e css em arquivos separados;

2. Se tiver realmente que usar uma navegação com Javascript, faça uma navegação alternativa com links de texto para o crawler e visitantes com javascript desabilitado possam alcançá-los;

3. Utilize o arquivo robots.txt;

4. Tenha sempre a expressão “Content is King” (conteúdo é o rei) em mente, pois sem um bom conteúdo não conseguirá bons links e os usuários não retornarão;

5. Tente posicionar a sua barra de navegação depois do conteúdo no código HTML;

6. Consiga links de qualidade, estudando as técnicas de link building e link bait;

7. Não fique obcecado pelo Pagerank, principalmente como ele é mostrado na Google Toolbar. Fazendo qualquer busca no Google, podemos perceber que os sites com maiores Pagerank nem sempre estão na primeira posição;

8. Não utilize muitas barras (/) na URL;

9. Faça uma Title Tag única para cada página do site;

10. Coloque conteúdo novo de tempos em tempos. Search Engines adoram sites atualizados, e consequentemente, sites actualizados rankeiam melhor.

11. Tente conseguir links com bons textos ancora. Seguindo algumas regras simples, isso pode ser bem mais fácil do que parece;

12. Procure usar modificadoras de palavras chave, para conseguir um tráfego maior. Embora as buscas por palavras genéricas seja num contexto geral, um pouco maior, podemos conseguir umior, podemos conseguir um tráfego muito bom para keyword + modificador;

13. Utilize sempre hífens nas URLs como separador, inclusive nos nomes das imagens;

14. Não deixe de usar as header tags

15. Comece a fazer o SEO logo no projeto do site. Evite muitas imagens e Flash;

16. Verifique se a canonizacäo da URL está feita adequadamente, escolha a url preferida, por exemplo http://www.dominio.com. e aplique as regras de canonização;

17. Optimize suas páginas principais e faça links internos para elas;

18. Use suas keywords no links de texto, atributo alt das imagens, title tag, meta tags, conteúdo…e no nome do domínio se for possível. Cuidado com o Spam.

19. Tente fazer páginas com número de palavras entre 300 e 750;

20. Não use Frames para não confundir os crawlers;

21. Use Ajax e Flash só se for necessário;

22. Não se preocupe com a extensão dos seus arquivos na URL, usar .html, .php, .asp… não faz diferença;

23.Esqueça a submissão do Google. Se quer seu site seja indexado rapidamente, consiga links para ele. Social Media Sites são óptimos aliados quando precisamos de velocidade na indexação;

24. Disponibilize um feed para dar a oportunidade dos visitantes acompanharem mais de perto seu site;

25. Se o seu site não se actualiza frequentemente, faça um blog com notícias sobre o seu ramo de actividade, para que a “missão” de actualizar seja facilitada;

26. Utilize um software de qualidade para obter estatísticas detalhadas. Recomendo fortemente o uso do Google Analytics;

27. É melhor conseguir um link de qualidade, do que vários sem muita qualidade;

28. Evite o excesso de repeticöes de uma palavra chave podem prejudicar os rankings;

29. Evite colocar conteúdo em PDF, ou documento MS Word. Divida esse conteúdo e coloque em várias páginas HTML se preciso. Se não for possível evitar isso, a menos avise o usuário de que o link se trata de um documento PDF, por exemplo;

30. O texto ao redor dos links é muito importante. Se fala sobre artigos publicidade online e faz um link para uma página de futebol, esse link não terá tanta relevância quanto poderia;

31. Tome cuidado com o servidor que está hospedado, pode ter “vizinhos” spammers;

32. Ao bloquear informações do domínio como o nome do propriétário do dominio quando regista, pode ser visto com maus olhos pelos Search Engines;

33. Durante a optimização, Dê uma atenção principal para as titles tags;

34. Cadastre o seu site em diretórios importantes. Embora os diretórios tenham perdido um pouco de espaço, esses links ainda podem ser preciosos;

35. Além do SEO, pense também na usabilidade do seu site. Uma boa usabilidade pode influenciar no seu link building e consequentemente nos rankings;

36. Não hesite em linkar para outros sites. Isso vai encorajá-los a linkar pra o seu;

37. Garanta sempre que seu conteúdo seja único. Se alguém copiou seu conteúdo o Search Engine saberá de quem é o conteúdo original;

38. Não faça redirecionamentos utilizando javascript;

39. Evite splash pages (páginas iniciais, com flash, imagens,…) a qualquer custo. Se isso não for possível, coloque uma navegação alternativa com links de texto;

40. Não compre dominios muito grandes, ou com muito hífens;

41. Não compre links;

42. Tente conseguir links .gov, ou .edu. Esses sites geralmente são autoridades. Para testar se você tem algum link como esse pode testar no Yahoo! como nesse exemplo. Assim obtém a lista de todos os domínios .edu que linkam para o seu, se tiver algum;

43. Tente focar uma ou duas keywords por página. Dependendo da confiança do seu domínio, conteúdo e ramo de actividade, pode ser muito difícil rankear para mais de uma, duas keywords, isso não quer dizer que não seja possível!

44. Utilize boas ferramentas e faça sempre uma boa keyword research antes e durante qualquer projeto;

45. Os resultados dos Search Engines são dinâmicos, portanto, o processo de optimização deve ser contínuo;

46. Fique de olho nos principais sites do seu ramo. Analise backlinks, conteúdo, organização, usabilidade, e tente extrair tudo o que lhe parecer interessante;

47. Utilize keywords nos atributos alt das suas imagens e no conteúdo prómixo a ela;

48. Utilize a palavra “foto” ou “imagem” nos atributos alt das imagens;

49. Se o seu obejtivo é aparecer no Google, não se preocupe com as meta keywords, para outros search engines elas ainda tem alguma importância, para o Google elas só servem pra detectar spam;

50. Use links absolutos. Se alguém roubar seu conteúdo descaramente, ganhará alguns links, além de indicar para os bots de quem é o conteúdo original;


Referência:

Dicas de SEO Disponível em: http://www.techlider.com.br/2010/07/dicas-de-seo/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+techlidernew+(Techlider+-+O+seu+diário+da+tecnologia). 16/07/2010

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